24 de maio de 2016

Como começar uma transição capilar?

Começar uma transição capilar pode parecer uma tarefa árdua. Mas quem disse que é impossível? Hoje vou falar sobre como começar uma transição, bora lá?

1) Tenha certeza do que você quer
Essa pra mim é a principal dica. Não adianta pensar em uma transição e desistir na metade do caminho. Você precisa ser forte e ter certeza que quer passar por isso. Te adianto que você terá momentos difíceis (principalmente na TPM, ou gravidez, como foi meu caso), pois tudo o que você tentar fazer com o cabelo não dará certo. As pessoas podem te olhar atravessado, seus familiares podem querer ditar regras e padrões pra você. É por ISSO que você deve ter a plena certeza que vai começar uma transição

2) Tenha tempo para cuidar do cabelo
Engana-se quem acha que cabelo cacheado é mais fácil de tratar. Quem dera! Principalmente na transição, em que seu cabelo perde e implora por reposição de nutrição, hidratação e reconstrução. Você precisa ter tempo para cuidar dele e conseguir falar sua “língua”, ou seja, saber reconhecer o que ele está precisando no momento. Se quiser saber como cuidar do seu cabelo com um método maravilhoso, acesse o post sobre cronograma capilar.
Muitas meninas passam pela transição fazendo texturizações, ou seja, usar métodos não-permanentes para enrolar o cabelo e deixá-lo por igual. Isso demanda mais tempo ainda! Eu fiz texturização com bigudinho com 5 meses de transição, mas infelizmente não tive tanta paciência. Por que? Porque precisa de tempo, e eu não o tinha tanto. Mas cabe a você achar um lugarzinho no seu relógio para cuidar de suas madeixas.

3) Saiba lidar com as críticas
Já te adianto: você será muito criticada! A sociedade implora pra que você alise seu cabelo, todos ao seu redor dirão que seu cabelo está horrível com essa dupla textura. Por isso você precisa ser forte, arruma essa força dentro de você, menina! Eu aguentei muitas falácias durante muuuuuito tempo, mas jamais desisti. Deixa eles falarem, o final vai ser prazeroso demais!

4) Tenha paciência
Essa pra mim é a palavra chave da transição. Existem meninas que não aguentam o tempo de crescimento e acabam cortando todo o seu cabelo (famoso big chop – grande corte) para “acelerar” o processo e acabar com a dupla textura. Eu sinceramente não fiz isso, fui cortando aos poucos porque sei que me sentiria mal. Lembre-se que nenhum produto milagroso vai fazer seus cachos voltarem novamente. NÃO! É tudo mentira e enganação, pois é tudo química. O único método que funciona é o método T: TESOURA! Aguenta, força na peruca e corte esse cabelo quando você sentir que está na hora. TENHA PACIÊNCIA!

5) Utilize métodos para driblar a dupla textura
Você sabe que seu cabelo vai ficar liso e cacheado ao mesmo tempo, né? Pois bem! Se você achar que ainda não é o tempo para cortar, pode utilizar métodos para passar esse tempinho de transição, com babyliss, tranças, coques, texturizações, box braids, ou até escova e prancha. Mas saiba que a exposição do cabelo ao calor atrasa o processo, o meu demorou 1 ano e 3 meses por conta disso. Até hoje ainda tenho pontas lisas no cabelo, e AINDA estou em transição pelo tempo que usei escova e chapinha. Se você puder abandonar de vez, abandone. É o melhor que pode fazer.

6) Seja feliz!
É isso mesmo! Esse é o melhor conselho. Lembre-se que nessa fase você passará por poucas e boas, mas no final vai valer a pena. Você vai ter seus cachinhos dos sonhos novamente, e se sentirá livre de toda opressão que a escova, prancha e química te fazem passar. SEJA VOCÊ! Passe por essa transição de cabeça erguida, monamour. E vamos inundar esse mundo com nossos cachinhos!




Gostou? Aproveita e compartilha.  Minhas redes sociais estão ali no lado direito da tela, podem me seguir e fazer qualquer pergunta, ok? Ah, e pode comentar aqui também que respondo. Um beijo enorme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário