29 de abril de 2016

Etcétera | Que Ele cresça e eu diminua


Versículo base: É necessário que ele cresça e que eu diminua.
(João 3:30)

Estamos vivendo tempos difíceis dentro do Evangelho. Tempo este em que o homem tem se tornado o centro de tudo, o egocentrismo tomando conta dos púlpitos brasileiros e mundiais. O reconhecimento do “homem” é salientado, quando deveria ser Deus o principal participante do que é chamado de igreja.
         Toda vez que falo sobre reconhecimento humano, me recordo da história de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que requisitaram sentar à direita e esquerda de Jesus na glória (Marcos 10:35). No mesmo capítulo Jesus diz: “Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10:43-45). O próprio Salvador foi servo do início ao fim em sua caminhada. E por qual motivo nós não deveríamos ser?
         Nesse texto abordo o suposto evangelho brasileiro. Evangelho cujo Deus está relacionado apenas a bens materiais, milagres, profecias e promessas. Diversas vezes ouço igrejas tocando o louvor de Deigma Marques que diz “mais de Ti, e menos de mim”. Porém, o que mais vejo, é que tudo isso tem sido entoado de boca pra fora. É muito fácil dizer “que Ele cresça e eu diminua”, quando esse suposto evangelho nos oferece palcos, milhares de CDs vendidos e entretenimentos. É fácil entoar “que Ele apareça e eu me constranja com a Sua glória”, quando deixamos a glória para nós mesmos, atribuindo-nos os milagres e vidas alcançadas.
         Será mesmo que Jesus se entregou naquela cruz, tão pesada, com todos os nossos pecados, com aqueles espinhos cravados em sua cabeça, apenas para nos dar prosperidade, milagres e promessas? Para satisfazer a nossa vida aqui na Terra, esquecendo dos irmãos que precisam e necessitam de uma ajuda, seja financeira ou espiritual? Será mesmo que nossa vida tem se voltado 100% pra Cristo, por aquilo que Ele é, e não aquilo que Ele pode dar?
         É muito fácil servir a Ele quando estamos com a vida perfeita. Mas e se Ele permitir que você passe fome? Você adoraria a Ele da mesma maneira? E se Ele tirasse tudo de você hoje, ainda assim você O louvaria? Você andaria com Ele mesmo que Ele permitisse tudo o que aconteceu com a vida de Jó?
         Não devemos nos basear nossa vida em Cristo em promessas ou aquilo que Ele pode nos oferecer. Isso não é evangelho. Evangelho não é prosperidade, não é querer a Glória que é de Deus. Não é querer o centro que pertence a Ele. O verdadeiro evangelho é simples, traz paz, a Paz que excede todo entendimento!
         Reflita: você está sendo servo? Dizer para Cristo “que o Senhor cresça e eu diminua” é expressar “Senhor, eu não tenho mais vontades. Eu não tenho mais querer. A minha vida não pertence a mim. Eu não faço nada que não seja da Tua vontade. Eu não ajo mais pelo que penso. Quem comanda toda minha vida é o Senhor.” Então, tens feito isso verdadeiramente, ou da boca pra fora?
         Pedir pra que Ele cresça em sua vida é deixar que Ele seja o condutor de tudo. Quando Ele for o centro de sua vida, aí sim, você está vivendo o que prega e canta. Seja como Jesus, que não veio para ser servido, e sim, servir. Esse é o verdadeiro significado da vida com Cristo.


“E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.” (Marcos 10:44)

Nenhum comentário:

Postar um comentário